O Estúdio
Horários Informações Cursos e Palestras

Artigos sobre Yoga Artigos sobre Ayurveda Artigos sobre Vedanta Terapia Ayuevédica

 



30 de novembro de 2008

SEQUENCIA DOS ÁSANAS E EQUILÍBRO DO DOSHAS


Sob o ponto de vista Ayurvédico cada etapa da prática de ásanas tem um objetivo. Uma prática equilibrada de asanas, deve contar com quatro fases:

1. Fase de aquecimento. Aquecimento inicial para preparação dos músculos e articulações, geralmente com a Saudação ao Sol executada com permanência nas poses;

2. Fase LANGHANA - de dexintoxicação com elevação do Agni. Na fase dois empregar posturas de força e de expansão que exigem tônus e atuam como desintoxicantes energéticos das articulações, músculos e órgãos. Esta fase é redutora dos doshas ou desintoxicante . O tempo de permanência nas posturas deve ser estudado de forma a não desequilibrar os doshas Vata e Pitta. Pessoas de constituição Vata ou Pitta, tendem a exceder-se nestas posturas. Quando o praticante tem constituição kapha, ou esta com desequilíbrio de Kapha, a permanência deve ser maior.

3. A terceira e quarta fases são nutritivas ou reconstituinte do corpo e da mente, denominada BRIMHANA. Para esta etapa da prática deve-se escolher as posturas que alongam e relaxam, reduzindo o dosha Vata, que pela sua natureza, na maioria das situações é a primeira causa de desequilíbrio do organismo, e tende a se elevar na fase inicial da prática.

4. O relaxamento em Shavasana é a parte mais importante da prática para equilibrar os doshas Vata e Pitta. Um dos principais objetivos da prática de ásanas é tornar o corpo capaz de relaxar e desfazer os bloqueios energéticos dos músculos e órgãos, fixando no corpo os benefícios das posturas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial





ASANAS E AYURVEDA
YOGA HARA Florianópolis/SC (48) 7364-2138