O Estúdio
Horários Informações Cursos e Palestras

Artigos sobre Yoga Artigos sobre Ayurveda Artigos sobre Vedanta Terapia Ayuevédica

 



30 de novembro de 2008

A RESPIRAÇÃO NO ÁSANA


A prática de ásanas deve ser feita com respiração consciente, ou seja, com a mente comandando a forma de respirar durante todo tempo. Após encaixar o corpo na arquitetura da postura , passa-se a fase de permanência mergulhando a mente no dinamismo da pose (pequenos movimentos de alongamento, ou contração, ou relaxamento, associados à respiração). A respiração é que move o corpo no dinamismo da postura. Exemplos de dinamismo:

1. Postura de retroflexão da coluna (por ex. BHUJANGASANA) – a cada inspiração estica-se o corpo sentindo-o plenamente na direção de aumento da flexão. A cada exalação relaxa-se no limite alcançado, com consciência das sensações do corpo. Permanece este dinamismo até atingir-se o limite da pose.

2. Posturas de torção da coluna (por ex. MATSYENDRASANA) – durante cada exalação relaxa-se o corpo, sentindo a expansão da energia do ventre em direção a pele e aumenta-se a torção em busca do limite almejado. Na inspiração sinta o corpo se energizando, sentido a energia fluir para os 3 chakras do abdômen.

3. Posturas de anteflexão (por ex. PASCHIMATANASANA) – durante cada exalação relaxa-se e dobra o corpo, na direção do limite desejado, sentindo a expansão da energia do ventre em direção a pele. A cada inspiração expande-se as costelas lateralmente sentido a energia fluir para os 3 chakras do abdômen, sustentando o limite alcançado.

4. Musculares (por ex. CHATURANGA DANDASANA). – durante a inspiração sinta o prana sendo direcionado para o Manipura chakra , na altura do plexo solar. Durante a exalação expanda o prana por todo o corpo e com sensação de que você fica mais fortalecido a cada exalação, e pode sustentar a postura pelo tempo almejado.

5. Invertidas (por ex. SIRSHASANA) – ao inspirar sinta o prana sendo absorvido pelo Agna chakra, entre as sombrancelhas . Ao exalar expanda o prana em todo crânio.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial





SEQUENCIA DOS ÁSANAS E EQUILÍBRO DO DOSHAS

ASANAS E AYURVEDA
YOGA HARA Florianópolis/SC (48) 7364-2138