O Estúdio
Horários Informações Cursos e Palestras

Artigos sobre Yoga Artigos sobre Ayurveda Artigos sobre Vedanta Terapia Ayuevédica

 



30 de novembro de 2008

MANTRAS

O PODER DOS SONS

MANTRAS PARA VATA PITTA E KAPHA

O PODER DOS SONS

O som está associado à energia e a emoção. Um ultra-som, na freqüência adequada, quebra um corpo de cristal. A emoção da dor nos faz gritar como forma de expressar a energia que agita o corpo ou a mente.

O tecido sutil da mente emocional (Manas) guarda em si energias harmonizantes e dezarmonizantes, como os tecidos do corpo guardam nutrientes e toxinas, as quais devem ser expulsas ou diluídas no metabolismo do corpo. As emoções negativas ( medo, raiva, apego, tristeza...), produzem resíduos energéticos que permanecem em Manas,como em outros centros vitais dos corpos fisico e sutil, como verdadeiro lixo estagnado. Da mesma forma as emoções, hábitos e sentimentos construtivos atuam como fatores de harmonia e saúde.

Os hábitos e tendências enraizados em nossas mentes (Sanskaras) criam um padrão de vibração da mente. Os componentes deste padrão que nãosaõ salutares, como tendência a ansiedade, a irritabilidade, a procrastinação, devem ser removidos através da consientização, da atitude renovadora e da remoção de seus resíduos energéticos.

Assim, a liberação dessas energias depende de dois fatores:

§ primeiro da interrupção do processo que as produz;

§ segundo da limpeza dos resíduos nos tecidos sutis da mente.

Estes resíduos energéticos são sensíveis a vibração do som.

O som pode ser instrumento de cura através da musicoterapia, dança,etc. O mantra (a palavra significa “aquilo que regenera a mente”) é uma das principais atividades ayurvédicas para harmonizar as funções da mente, atuando diretamente sobre o padrão vibratório do campo mental.

MANTRAS PARA VATA

Os mantras para harmonizar Vata devem ser vocalizados com volume e duração medios para não esgotar a energia volátil, típica de Vata. Devem soar de forma relaxante e cálida, pois Vata por natureza é frio e seco. É bom o mantra mental (manasika mantra), onde o som é mentalizado com intensidade.

RAM é o melhor mantra para Vata por atuar na altura do plexo solar, revitalizando a área do ventre e do coração, tendo efeito de fortificação e proteção, tão necessários pra Vata.

O mantra OM deve ser feito comedidamente, pois tende a elevar o efeito Vata na mente, já que a vibração do OM é ascendente e conduz a expansão da mente. É adequado no final de uma prática de Asanas específica para o dosha Vata, logo após os Pranayamas.

O mantra HRIM, por transmitir alegria e energia, alivia as preocupações e medos típicos de Vata. Os BIJA Mantras dos Chakras básicos LAM, VAM e RAM também são bons para harmonizar Vata.

MANTRAS PARA PITTA:

Os mantras harmonizantes de PITTA devem ser suaves, porém frios, pois a natureza de Pitta é agressiva, quente.

OM é excelente para PITTA, pois esfria e acalma os nervos.

SHAM, mantra da paz, acalma a irritação típica de PITTA em desequilíbrio.

MANTRAS PARA KAPHA:

Para KAPHA os melhores mantras são os cálidos e estimulantes.

O mantra HUM é ativador do fogo corporal e reduz KAPHA.

O mantra OM, devido ao efeito de expansão da consciencia, combate o embotamento mental do desequilibrio de KAPHA.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial





SINAIS DE ALERTA APÓS A PRÁTICA

PRANAYAMAS E AYURVEDA

A RESPIRAÇÃO NO ÁSANA

SEQUENCIA DOS ÁSANAS E EQUILÍBRO DO DOSHAS

ASANAS E AYURVEDA
YOGA HARA Florianópolis/SC (48) 7364-2138